Skip to main content

Ter Bom Ânimo e Ser Fiel nas Adversidades

Ter Bom Ânimo e Ser Fiel nas Adversidades
Élder Adhemar Damiani
Dos Setenta

O Evangelho de Jesus Cristo nos dá a força e a perspectiva eterna para enfrentar com bom ânimo o que virá pela frente.

Como podemos encontrar paz neste mundo? Como podemos perseverar até o fim? Como podemos superar as dificuldades e provações que estamos enfrentando?

O Salvador Jesus Cristo disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.1

Como parte de nossa provação nesta vida mortal, passamos por aflições, dores e desapontamentos. Somente em Jesus Cristo podemos encontrar a paz. Ele pode nos ajudar a ter bom ânimo e a vencer todos os desafios desta vida.

O que significa ter bom ânimo? Significa ter esperança, não desanimar, não perder a fé, e viver a vida com alegria: “Os homens existem para que tenham alegria”.2 Significa encarar a vida com confiança.

O evangelho de Jesus Cristo nos dá a força e a perspectiva eterna para enfrentar com bom ânimo o que virá pela frente. Todavia, não devemos subestimar as dificuldades profetizadas para nossos dias.

Quais são algumas dessas dificuldades? Como podemos enfrentá-las?

Algumas dificuldades são: falta de esperança, falta de amor e falta de paz.

O profeta Morôni ensinou: “E se não tendes esperança, deveis estar em desespero; e o desespero vem por causa da iniqüidade”.3 Para muitos, os próximos anos poderão ser anos de desespero. Quanto maior a iniqüidade, maior será o desespero.

O Salvador disse: “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”.4 Na medida em que a iniqüidade aumentar, o verdadeiro amor desaparece. Como resultado, o medo, a insegurança e o desespero crescem!

Ao Profeta Joseph Smith o Senhor disse: “(…) desejo que todos os homens saibam que o dia rapidamente se aproxima; (…) em que a paz será retirada da Terra e o diabo terá poder sobre seu próprio domínio. E também o Senhor terá poder sobre seus santos e reinará em seu meio (…)”.5 Vivemos numa época em que a paz foi tirada da Terra.

Por outro lado, vivemos numa época gloriosa na qual o Senhor restaurou Seu sacerdócio. O verdadeiro evangelho foi restaurado. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o reino de Deus na Terra! Nós estamos ajudando a preparar a Terra para quando o Senhor Jesus Cristo vier e reinar pessoalmente sobre ela.

Por que precisamos passar por provações nesta vida?

O Senhor não faz segredo de que provará a nossa fé e a nossa obediência. “E assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar”.6

Aprendemos no Livro de Eclesiastes: “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio; ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador (…) a todos sucede o mesmo”.7 As tempestades podem ocorrer na vida do homem prudente, que edificou a sua vida sobre a rocha do evangelho, como também na vida do imprudente, que edificou a vida sobre as coisas deste mundo.8

Qual deveria ser a nossa reação diante das provações?

O Senhor disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.9 Precisamos tomar a nossa cruz a cada dia e seguir em frente — e não nos deixarmos ficar à margem da nossa jornada eterna.

Como podemos saber se estamos sendo provados ou se estamos sendo castigados pelo Senhor?

As provações são oportunidades para o nosso crescimento. O Senhor disse: “Meu povo deve ser provado em todas as coisas a fim de preparar-se para receber a glória que tenho para ele, sim, a glória de Sião; e quem não suporta correção não é digno do meu reino”.10

Quando estivermos sendo provados, devemos ponderar e perguntar: “O que o Senhor quer que eu faça nesta situação?”

Ao profeta Joseph Smith o Senhor disse estas palavras consoladoras: “Sabe, meu filho, que todas essas coisas te servirão de experiência e serão para o teu bem. O Filho do Homem desceu abaixo de todas elas. És tu maior que ele?”11 Precisamos ver cada provação como uma oportunidade para crescer. Algum dia iremos compreender o porquê delas.

O Senhor disse: “E a quem amo também castigo, para que seus pecados sejam perdoados, pois com o castigo preparo um meio para livrá-los (…)”.12 O Senhor ama cada um de nós. Ele deseja que nós sejamos felizes. Essa felicidade vem pela nossa fé em Jesus Cristo, pelo nosso arrependimento sincero e verdadeiro, pela nossa obediência aos Seus mandamentos e pela nossa perseverança até o fim.

Algumas vezes podemos pensar que o Senhor não está ouvindo e respondendo a nossas orações. Nesses momentos precisamos parar e ponderar sobre o que temos feito ao longo de nossa vida. Se necessário, coloquemos nossa vida em harmonia com os princípios do evangelho de Jesus Cristo. Através do Profeta Joseph Smith o Senhor revelou:

“Eu, o Senhor, permiti que lhes sobreviessem aflições que os afligiram em conseqüência de suas transgressões. (…) [Eles] foram vagarosos em atender à voz do Senhor seu Deus; portanto o Senhor seu Deus é vagaroso em atender a suas orações, em responder-lhes no dia de suas tribulações.

No dia de sua paz, trataram com leviandade meus conselhos; mas, no dia de suas tribulações, buscaram-me por necessidade”.13

Quando temos o desejo sincero de colocar nossa vida em harmonia com a vontade do Senhor, Ele estará sempre pronto para ajudar a aliviar nossos fardos.

O que destrói o nosso bom ânimo e a nossa esperança?

Jesus Cristo explicou aos Seus Doze Apóstolos quais são algumas das coisas que podem destruir a nossa esperança e nos fazer desistir: deixar-se cair em tentação; não resistir às angústias e tribulações; não suportar as perseguições; temer os “cuidados” do mundo; buscar as riquezas materiais em primeiro lugar; desistir em lugar de perseverar até o fim; e deixar-se enganar por falsos profetas.14

O que nos dá ânimo e esperança?

O convite do Salvador a cada um de nós é: “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.15 Jesus Cristo tem o poder de aliviar nossas dores e nossos sofrimentos.

O profeta Mórmon ensinou:

“Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança (…) e se um homem é humilde e brando de coração e confessa, pelo poder do Espírito Santo, que Jesus é o Cristo, ele precisa ter caridade (…)”.16

Se, diariamente, exercitarmos a fé, a mansidão, a caridade, a brandura de coração, confessando que Jesus é o Cristo e aceitando Sua Expiação, seremos abençoados com a força e a esperança para enfrentar e superar as provações e dores desta vida.

Quais são algumas das promessas do Senhor a cada um de nós?

“Tende bom ânimo, filhinhos; pois estou no vosso meio, e não vos desamparei”.17

“Tende bom ânimo, porque eu vos guiarei. Vosso é o reino e são vossas as suas bênçãos e são vossas as riquezas da eternidade.”18

Citando as palavras do profeta Éter: “Portanto todos os que crêem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens (…)”.19

Deus é nosso Pai. Nós somos Seus filhos. Ele nos ama. Ele deseja nossa felicidade aqui, nesta vida, e por toda a eternidade. Somos hoje guiados por um verdadeiro profeta de Deus. Jesus é o Cristo. Através Dele nós podemos encontrar a verdadeira paz neste mundo, e ter vida em abundância. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas
1. João 16:33.

2. 2 Néfi 2:25.

3. Morôni 10:22.

4. Mateus 24:12.

5. D&C 1:35–36.

6. Abraão 3:25.

7. Eclesiastes 9:2–3.

8. Ver Mateus 7:24–27.

9. Lucas 9:23.

10. D&C 136:31.

11. D&C 122:7–8.

12. D&C 95:1.

13: D&C 101:2, 7–8.

14. Ver Mateus 13:19–23.

15. Mateus 11:28.

16. Morôni 7:42, 44.

17. D&C 61:36.

18. D&C 78:18.

19. Éter 12:4.


Apoie Nosso Trabalho! Se você gosta do nosso conteúdo e quer nos ajudar, voce pode fazer uma doação via Pix. 🔹 Chave Pix: otimismoemrede@gmail.com Seu apoio nos motiva a seguir compartilhando informações, dicas e inspirações. Muito obrigado! 💛

Related Posts

No tempo da minha infância
No tempo da minha infância(Autor desconhecido) No tempo da...
Read more
As pessoas especiais
As pessoas especiais As pessoas especiais são aquelas ...
Read more
LEMBRANDO S. FRANCISCO, D. Helder Câmara
LEMBRANDO S. FRANCISCO Que pena eu sinto de quem...
Read more

Write a reply or comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *