arvores tortas
Diante de uma velha árvore torta, um pinheiro vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa como prêmio para aquele que conseguisse “enxergar o pinheiro na posição correta“.
Todos os moradores da aldeia se aproximaram e ficaram por longo período pensando em como seria e o que deveriam fazer para “enxergar o pinheiro na posição correta“.
Alguns se contorciam, outros se abaixavam, mas no final do dia nenhuma daquelas pessoas conseguiu “enxergar o pinheiro na posição correta“.
Foi então que o sábio explicou ao povo ansioso:
– Ver esta árvore em sua posição correta é “vê-la como uma árvore torta”. Só isso.
Colaboração: Elizabet Paiva
.
Faz parte da natureza de pessoas de bem, querer “consertar as coisas e as pessoas”. Mas assim como árvores tortas devem ser enxergadas apenas como árvores tortas, também as pessoas, que segundo nosso ponto de vista precisam melhorar em determinadas áreas, devem ser vistas como seres humanos, que como você, eu, e as árvores tortas, também possuem “pequenos defeitos”.
Se quisermos pela nossa própria força, endireitar uma árvore torta é bem provável que ela rache, quebre e morra.
Eu sinceramente não acredito naquele dito popular que diz que “pau que nasce torto morre torto”, ou na síndrome de Gabriela (eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim…), porque creio de todo meu coração que todos nós podemos melhorar sempre. Precisamos entender, porém, que o primeiro passo para ajudar alguém a mudar, incluindo nós mesmos, é aceitar esta pessoa como ela é. Quando a aceitamos e nos aproximamos, as portas se abrem para que possamos ajudá-la a perceber que é sempre possível melhorar, e que esta é uma decisão que precisa partir da própria pessoa.
A verdade é que “ninguém muda ninguém, mas ninguém muda sozinho”. É por isso que a figura do líder é tão importante na vida das pessoas; seja no âmbito pessoal ou profissional. O verdadeiro líder é aquele que enxerga e aceita as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade, independentemente de raça, níveis hierárquicos ou sociais e religião, que reconhece o seu papel no desenvolvimento delas, e que as ajuda a tornarem-se melhores a cada dia.
Marco fabossi