Skip to main content

Fazer o que é certo

Fazer o que é certo  

Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.Qual dos dois fez a vontade do pai? ( Mateus 21.28-31) 

      Esta parábola bíblica nos faz refletir sobre o se fazer o que é certo mesmo que isso signifique contrariar a nossa vontade. Obediência é sinal de sabedoria, de respeito com aqueles que estão acima de nós em autoridade, seja ela entre pais filhos, entre pastores e ovelhas, entre lideres e liderados.

      Na parábola os dois filhos recebem uma mesma ordem do pai, um resmunga e diz que não fará, mas o obedece, enquanto o outro finge diante do pai obediência e não o faz. Qual fez a vontade do pai?

      Aquele que mesmo contrariando a sua vontade cumpriu a ordem dada, mesmo sem vontade de executá-la a cumpriu por obediência e respeito a autoridade do pai.

     Agir certo, nem sempre é fazer o que se tem vontade, muitas vezes agir com sabedoria em muitas situações da vida requer grandes sacrifícios e muitas privações. É muitas vezes negar-se em prol do outro.

     Agir certo em situações difíceis e conflituosas nem sempre é fácil, ou melhor, quase nunca. Na parábola acima se fala de obediência, mas e quando a situação é outra? Muitas vezes as ações de nossos inimigos nos despertam a ira, o ódio. Há muita sabedoria no livro de Tiago quando a autor diz que “o homem que não peca ao falar é realmente homem perfeito, capaz de refrear todo o corpo”. (Tiago 3.2). Conseguir controlar não só a fala, mas as atitudes diante de ataques injustos que recebemos ao logo da vida nos trazem livramento de muitas coisas, nos livra do pecado.

     Quando Jesus nos ensina a oferecer a outra face aos inimigos,podemos interpretar de varias formas, uma delas é de realmente dar a outra face a agressão, ou mostrar a outra face para o agressor, ao invés demonstrar vingança, dar-lhe o perdão. Mostrar a face contraria do ódio, que é o amor, a outra face da injustiça que é a justiça, da maldade, que é o bem. Isto é agir da forma certa, mesmo que isso contrarie nosso intimo, revidar com ódio, só traz mais forças ao inimigo que é feito de ódio e maldade, é o combustível para a sua ação.

     Oferecer a outra face é agir com indiferença ao ódio do inimigo, é  fazer a diferença com amor, com paz.

       É agir com amor diante de seu inimigo quando você o perdoa em seu coração, porque ele não sabe o que faz, esta foi a atitude de Jesus, quando disse:Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Lucas 23.34)

      Se somos cristãos, isso exige de nós atitudes cristãs, Cristo não veio somente se revelar como Deus e salvador da humanidade, Ele veio também deixar um exemplo de vida,de atitudes, de resposta as adversidades.

      Ir a igreja não faz se você um cristão, o que faz de você  um cristão são suas atitudes espelhadas no exemplo de nosso Salvador. É renuncia, é sacrifício, entrega, é realmente  ofertar a outra face ao ódio, a injustiça, a guerra, a opressão!

      Você  é realmente um cristão?

Liny rodrigues


Apoie Nosso Trabalho! Se você gosta do nosso conteúdo e quer nos ajudar, voce pode fazer uma doação via Pix. 🔹 Chave Pix: otimismoemrede@gmail.com Seu apoio nos motiva a seguir compartilhando informações, dicas e inspirações. Muito obrigado! 💛

Related Posts

Todo obstáculo contém uma oportunidade
Todo obstáculo contém uma oportunidadeEm tempos bem antigos, um rei...
Read more
Ei! Sorria...
Ei! Sorria...Mas não se esconda atrás desse sorriso...Mostre aquilo que...
Read more
Dicas para viver melhor
Dicas para viver melhor.   Elogie em público e critique...
Read more

Write a reply or comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *