Lucy Worsley é historiadora britânica e apresentadora de TV. Sendo uma pessoa pública, muitas vezes ela recebe comentários desagradáveis em sua rede social. No caso dela, devido a um leve problema na pronúncia que faz seu r ecoar o som de w, alguém lhe escreveu: “Tente corrigir sua fala preguiçosa ou remover os ‘erres’ de seus roteiros. Não consegui assisti-la na TV porque foi muito irritante. Daniel”.
Para alguns, um comentário tão insensível pode gerar uma resposta igualmente rude. Mas, ela respondeu: “Daniel, acho que você usou o anonimato da internet para dizer algo que talvez não me diria face a face. Por favor, reconsidere sua indelicadeza!”. A resposta surtiu efeito. Ele se desculpou e prometeu não enviar mais tais mensagens.
Provérbios diz: “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15:1). Enquanto a pessoa nervosa agita as coisas, a pessoa paciente as acalma (Provérbios 15:18). Ao recebermos um comentário crítico de um colega, uma observação sarcástica de um familiar ou uma resposta desagradável de um desconhecido, temos a escolha: falar palavras rancorosas que alimentam as chamas ou palavras gentis que as apagam.
Que Deus nos ajude a falar palavras que afastem a ira; palavras que encorajem as pessoas difíceis a mudarem.

FONTE:
Sheridan Voysey

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *