Skip to main content

Walt Disney – a estrategia da genialidade

Perfil: Walt Disney

Como o realizador de sonhos criava e realizava?

Walt Disney (1901-1966) criou um império de lazer que permanece até os dias atuais, Além da Disneylândia e os estágios iniciais do Disney World, produziu 497 filmes de curta metragem, 21 filmes de animação, 56 filmes de longa metragem, 7 episódios de “A vida como ela é”, 330 horas do Mickey Mouse Club, 78 emissões de meia hora do Zorro e 330 horas de outros shows de televisão. Disney também foi responsável por várias inovações empresariais e técnicas importantes no campo da animação e do cinema em geral.

Disney possuía uma capacidade excepcional, inerente aos gênios: pegar algo que existe apenas na imaginação e dar a este algo uma existência física que influencia de maneira positiva a experiência das pessoas. E o que tornou isto possível? Walt Disney usava uma estratégia bem definida para conseguir o que queria. Era como se fossem três Disneys diferentes. O sonhador tinha toda a liberdade de usar a imaginação. O realista era o tradutor das fantasias em forma tangível. E o crítico aplicava o julgamento. O sonho elaborado pelo sonhador era passado ao realista, cuja tarefa era segmentar o sonho em partes administráveis e executáveis. O crítico então era acionado para reconhecer o que estava bom e questionar o que não estava dentro dos critérios. O sonhador passava então a elaborar novas idéias para atender os requisitos de qualidade do crítico e solucionar problemas identificados. O ciclo se repetia até que todos estivessem satisfeitos.

Cada personagem de Disney tinha seus próprios métodos e características. O sonhador era livre e espontâneo. O realista era organizado e analítico, e levava em conta recursos e limitações da realidade. Para o sonhador e o realista era importante ter novas idéias, mas o mesmo não ocorria para o crítico, cujo enfoque era a qualidade. Cada um trabalhava em salas diferentes, e até suas posturas físicas eram distintas.

Walt Disney mudou espetacularmente o mundo, e é curioso notar que tudo começou com um rabisco que viria a ser o Mickey…

Virgílio Vasconcelos Vilela
www.possibilidades.com.br
Adaptado de A Estratégia da Genialidade Vol. I, de Robert B. Dilts (Summus)


Apoie Nosso Trabalho! Se você gosta do nosso conteúdo e quer nos ajudar, voce pode fazer uma doação via Pix. 🔹 Chave Pix: otimismoemrede@gmail.com Seu apoio nos motiva a seguir compartilhando informações, dicas e inspirações. Muito obrigado! 💛

Related Posts

O MESTRE DOS MESTRES, de Augusto Cury
O MESTRE DOS MESTRES          Que o "MESTRE DOS MESTRES" lhe...
Read more
Mensagem de Sucesso
Mensagem de Sucesso"O segredo do sucesso de um estudante, de...
Read more
Um jovem de valor
Um jovem de valorVocê conhece ou pelo menos já ouviu...
Read more

Write a reply or comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *